sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

museus do séc. XXI


"Nos últimos anos, por todo o mundo têm sido construídos numerosos museus ou tem-se procedido a renovações ou expansões de outros. As tentativas de muitas instituições de integrarem a arquitectura contemporânea no programa dos seus museus coloca mais uma vez a questão sobre a forma e a função de um museu e, simultaneamente, a discussão sobre as relações entre a arquitectura (o espaço) e a arte (a exposição)."



_na CULTURGEST
(exposição e ciclo de conversas)

domingo, 23 de dezembro de 2007

Arqui Elfos

Temos notícias de última hora que informam que os Senhores Gigantes se tornaram bastante piqueninininhos. Estas informações dizem-nos que foram vistos duendes estranhos do Pai Natal na fábrica da Lapónia, a servirem-se das máquinas dos brinquedos para nos conceberem ideias e maquetes para projectos.

Aqui estão algumas imagens retiradas de um excerto onde se pode constatar a presença do Corbusinho, do Looloo, Mias, e do BemAlto numa dança de natal.







O registo completo dos Arqui Elfos em acção : http://www.elfyourself.com/?id=1743331660

Com esta imagem veio um pequeno postal onde é desejado um Feliz Natal e um próspero ano novo, com uma ajudinha particular dos novos ajudantes do Pai Natal.

Saudações Natalícias

Mias vem da Rua

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Caleidoscópio

Zéfiro;
diz que este fecundava as éguas de certa região da Lusitânia tornando os cavalos dessa zona invulgarmente velozes. Consta na Orla Marítima de Rúfio Festo Avieno.
Um outro dos mitos em que Zéfiro aparece mais proeminentemente é o de Jacinto, um belo e atlético príncipe espartano. Zéfiro enamorou-se de Jacinto e cortejou-o, tal como Apolo. Ambos competiram pelo seu amor, que veio a escolher Apolo, fazendo que Zéfiro enlouquecesse de ciúmes. Mais tarde, ao surpreendê-los praticando o lançamento do disco, Zéfiro soprou uma rajada de vento sobre eles, fazendo com que o disco golpeasse Jacinto na cabeça ao cair. Quando Jacinto morreu, Apolo criou a flor homónima com o seu sangue.
Zéfiro é também considerado uma brisa suave ou vento agradável, pois era o mais suave de todos os ventos tido por benfazejo, frutificante e mensageiro da Primavera.


'E se eu me tranformasse em peixe-lua?'


" Fim de verão, tórrido: estamos numa vila ribeirinha em frente de Lisboa, do outro lado do Tejo. E vamos atravessar a planície do sul da Península Ibérica, amarela, com as searas já ceifadas, onde vibram ao longe as casas brancas das cidades dentro de muralhas. Eternos campos de batalha entre Portugal e Espanha, mas que os personagens cruzam hoje sem já encontrar fronteiras. De Lisboa a Córdova, escura, moura, judia, rodeada por bairros miseráveis de ciganos. Depois de Córdova de novo até ao mar. E ao longo deste trajecto há um mundo de misticismo violento, de toureiros feridos, de mesquitas transformadas pela força em catedrais, de música áspera, de sangue. E um outro que rapidamente o vai asfixiando, mais violento ainda, de globalização selvagem, de chicana política, de mafias da urbanização. Para além disto o filme tem uma estrutura quase tradicional: as coisas "precipitam-se" durante um prólogo, três actos e um epílogo. (...)"
José Álvaro Morais

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Patrão Fora; Dia Santo Na Loja

Colega Edredon, emigrado nos Estates entre comas ou aspas, notícias de cá: O MISTÉRIO FOI REVELADO!!!

Sim, porque pelas palavras sábias de nosso sábio professor P*dro Abr*u: "Entre comas é o mesmo que entre aspas", e não acredito que ninguém postou sobre isto! JOANA, ÉS A MAIOR!

sábado, 8 de dezembro de 2007

Já Neva!

Caros colegas leveduras de arquitectos, notas acabadas de sair no site do Sr. eStensão.
E assim cai a primeira Neve de Dezembro!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Insólitos do dia


Proponho a introdução de uma nova rúbrica: "Insólitos do dia" ( fica o objectivo de incluir na secção o maravilhoso mundo da arquitectura!)
Monótonos os nossos dias?!







Tudo o que se faz numa cachadela...

E é assim que se passa uma aula de Edificações.


Enquanto um pobre grupo apresenta um interessante trabalho sobre pontes térmicas...

...há quem espirre...
...roa as unhas...
...treine caretas estranhas...

...leia a biblía, o novo testamento do nosso senhor...

...mumifique (pudera, com a c*chadinha)...


...mande piropos...





...converse no messenger (ou então, com estas expressão divertida, estão a ler as gafes do sr. l*ameiro)...






...e finalmente, há quem dedique este tempo a parecer-se cada vez mais com o Pai Natal!

sábado, 1 de dezembro de 2007

Ciclo de Cinema e Arquitectura do IST... (que ideia original)




O pessoal de Arquitectura do IST agora também anda numa de cinema (se o prof. de Teoria soubesse disto...), não podem ver nada! O ciclo de cinema está a ser organizado pelo NucleAR (Núcleo de Estudantes de Arquitectura do Instituto Superior Técnico) e vai decorrer de 4 a 13 de Dezembro.

O melhor disto tudo, é que o nosso (entre comas) Abominável Homem das ... estará por lá como arquitecto convidado, no dia 11 de Dezembro!

Para mais informações consultem o http://nuclear.ist.utl.pt/

Aurélia com NEVE(s)


O enquadramento invernal e natalício, incita ao convívio e afecto!

(uma primeira boa frase é essencial para captar a atenção do público)


E que tal um jantar, hein?

Já que estamos no Natal, podíamos juntar ao nosso monótono calendário de exames um evento mais descontraído e sem dúvida divertido! Sugere-se um jantar de Natal com o tema "Aurélia com NEVE(s), ao qual se junta uma linda troca de prendas e que pressupõe uma indumentária específica, todos os participantes deverão levar uma peça de vestuário vermelha ou verde (a palavra verde não tem femínino nem masculino!). Vamos ser amigos!


Nota: para a troca de prendas deverá ser efectuado um sorteio, por isso, aqueles que quiserem participar poderão enviar inscrição para termocomagua@gmail.com ou falar comigo directamente na faculdade (não se preocupem em procurar-me, mostrem-se interessados e eu encontro-vos (não sei se isto é muito viável mas também me pareceu que esta frase ficava bem!) Aceitam-se sugestões para o local e valor monetário máximo da prenda!
Aurélia is "just like a superstar"!