segunda-feira, 15 de outubro de 2007

frases que me inquietam... #2 - Eduardo Souto de Moura

E porque o combinado é este blog não ser só para a brincadeira, aqui escrevo algumas frases que me chamaram a atenção nas intervenções deste arquitecto na Cinemateca, na passada sexta-feira. Dou liberdade ao resto das pessoas para completarem o post com algo que achem ser uma mais valia.

  • "É mais interessante fazer casas para os pobre do que para os ricos, pois é difícil gerir um baixo orçamento."
  • "Eu faço as casas para mim, é esse o entusiasmo que me move."
  • "É preciso na arte, ser-se fundamentalmente e radicalmente egoísta, depois pôr disponível."
  • "As pessoas do Inquérito (à Arquitectura Vernacular em Portugal) disseram muito mal do Movimento Moderno. Hoje, quer se queira, quer não, a Arquitectura é moderna,a estrutura é dominó, a cobertura não é de telhas, as janelas são rasgadas..."
  • "A Arquitectura é uma arte social. A Arquitectura é um serviço público. E pode provocar emoções."
  • "A Arquitectura retrata a sociedade em que vivemos."
  • "Os arquitectos fazem com a convicção de que estão a fazer bem."
  • "Aumentar a qualidade, em vez de fazer com a intenção de Manifesto (ex.: Bairro das Estacas, de Ruy Athouguia)."

1 comentário:

Dani disse...

"Eu sinceramente até prefiro fazer casas para pobres, sempre pagam melhor"